domingo, 4 de outubro de 2015

História: Família Windows

Windows, um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo desenvolvido pela Microsoft, existe basicamente em 3 famílias: A família baseada em MS-DOS (Windows 1.x até Windows 3.11), família Windows 9x (Windows 95, Windows 98 e Windows ME) e família Windows NT.


Windows 1.x – 3.x:


“Windows”, quando lançado em 1983, não era um sistema operacional em si, mas sim uma interface gráfica para MS-DOS. Estas versões dependiam completamente do MS-DOS para gerenciar o computador, desde drivers até comunicação com periféricos.

As versões do Windows 1.0 e 2.0 eram bastante primitivas, com ima interface com cores de grande destaque. Estas versões operavam com 16 bits. O Windows 3.0 foi uma grande atualização se comparado às versões anteriores. Além disso, este sistema possuía compatibilidade com aplicações de 32 bits.


Windows 9.x:


A família Windows 9.x constitui das versões do Windows 95, Windows 98 e Windows ME. Estas versões são baseadas ainda na antiga plataforma herdada do MS-DOS. 

Estas versões não são baseadas na arquitetura NT e herdam diversas limitações técnicas do MS-DOS, como limitação de uso de memória RAM e sem a compatibilidade com sistemas de arquivos NTFS.

Apesar destas versões do Windows serem voltadas a públicos domésticos e comerciais, são consideradas instáveis se comparado com os sistemas da família NT.

Logo após o Windows ME, a família Windows 9x não recebeu mais nenhuma versão do Windows baseada na antiga arquitetura herdada do MS-DOS, no qual a família Windows NT passou a ser desenvolvida tanto para servidores, datacenters como também para públicos comerciais e domésticos.


Windows NT:


A família de Windows NT é uma arquitetura de 32 e 64 bits, que engloba os sistemas Windows NT 3.0, Windows NT 3.5, Windows NT 4.0, Windows NT 5.0, Windows NT 5.1 (Windows XP), Windows NT 6.0 (Windows Vista), Windows NT 6.1 (Windows 7), Windows NT 6.2 (Windows 8), Windows NT 6.3 (Windows 8.1) e Windows NT 10 (Windows 10).

Inicialmente, desde a versão do Windows NT 3.0 até o Windows 2000, tanto a família NT quanto a família DOS/Win9x compartilhavam a mesma interface gráfica, mas não o mesmo código.

Esta arquitura foi desenvolvido em paralelo com os Windows tradicionais (família Windows 1.x-3.x e família Windows 9.x), destinado para uso em datacenters e servidores. Apesar de levar o nome “Windows”, esta plataforma não herda a estrutura da família baseada em DOS (Windows 1.x-3.x e Windows 9.x). Apesar de compartilhar a mesma interface gráfica, as diferenças estão nos “bastidores” do sistema.


Após a “morte” do Windows ME, a família Windows NT se tornou padrão no desenvolvimento do Windows, sendo esta mudança a partir do Windows XP. A arquitetura tem diversas diferenças em relações aos Windows tradicionais, como design do Kernel, drivers e o diferencial do sistema é a compatibilidade do sistema de arquivos NTFS. Recursos como modo protegido de memória, possibilidade de executar o sistemas com máquinas com mais de 256MB de RAM sem “truques” foram um dos recursos que aprimoraram a experiência dos usuários.

O Windows XP foi o primeiro sistema a integrar as duas arquiteturas, para poder comportar os usuários da família Windows 9.x e versões anteriores da família Windows NT. As aplicações que dependem da arquitetura Windows 9x é utilizado em uma camada de MS-DOS emulada no sistema, uma vez que a família Windows NT não é executado sobre o MS-DOS como Windows 9x, mas sobre um emulador de MS-DOS no sistema para isso.

A retro compatibilidade do Windows XP com programas para Windows 9.x é bastante aceitável se comparado com versões anteriores do Windows NT, uma vez que nem todos os programas para Windows 95, Windows 98 e Windows ME precisam ser reescritos para ser executados no Windows XP.

Interface Luna:

O Windows XP foi o primeiro sistema da família Windows a ter sua interface remodelada desde o Windows 95, chamada "Luna". Sua interface gráfica do usuário (GUI) trouxe novas cores, efeitos 3D nas janelas, controles e botões, mas ainda mantendo a opção da interface clássica sobre opção do usuário. O Windows XP Starter não possui a interface Luna, e usa a interface clássica do Windows por padrão.

Interface Aero:

O Windows Vista, sucessor do Windows XP também teve sua remodelação, trazendo à vida a interface "Aero": um ambiente gráfico baseado em contornos no estilo de vidro, efeitos de transparência e o "efeito aero" durante a transição de janelas usando os botões WinLogo+TAB.

O ambiente Aero é renderizado por hardware e funciona com hardware compatível com DirectX 8, WDDM 1.0 e pelo menos 64MB de memória gráfica.

No Windows 7 sua interface ganhou uma nova remodelagem, ainda que baseada no mesmo design do Windows Vista, porém bem mais limpa e mais bem desenhada. O Aero ganhou a função de visualizar miniaturas das janelas ao posicionar o mouse sobre os botões dos programas abertos na barra de tarefas e redimensionar as janelas ao mover o mouse sobre os cantos superiores ou laterais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário