O Mac OS teve praticamente 3 famílias:
Família System
Nos seus primórdios, o sistema da Apple era nomeado simplesmente como "System" seguido de um número referente a sua versão. foi assim desde o System 1 até o System 7.
Este sistema era designado às máquinas com a linha de processadores Motorola 680x0 e posteriormente portabilizado para as plataformas que utilizavam processadores da arquitetura PowerPC.
O sistema tinha uma interface bastante simples, sendo que algumas versões anteriores ainda usavam interface em preto e branco, ou em tonalidades de cinza. As últimas versões do System já contavam com interface colorida.
Apesar de ser um sistema considerado hoje um pouco primitivo, era bastante avançado para a época se comparado aos sistemas dos concorrentes, como o OS/X e o Windows.
Imagem: Wikipedia
Família Mac OS:
Depois do System 7, o sistema da Apple foi nomeado como Mac OS, também seguido por um número de versão correspondente, sendo eles o Mac OS 8 e Mac OS 9.
Esta versão foi contemplada com um "redesign" da interface, oferecendo mais recursos gráficos e aprimoramento de rede para os usuários. A Apple considera que este sistema foi feito "para a internet", visto que na época a conexão discada era bastante popular.
Imagem: Wikipedia
Família Mac OS X
A mudança do sistema mais importante ocorreu basicamente nos "bastidores" do sistema. O Mac OS X possui uma codificação totalmente diferente das versões anteriores, sendo este baseado em Unix, e não na antiga plataforma do Mac OS ou System.
O Mac OS X 10.0 foi um grande "ponta-a-pé" nos concorrentes do Windows, que ainda utilizavam as versões baseadas em DOS/Win9X para o público doméstico e comercial, no qual fez o Mac OS X ganhar uma grande popularização devido a sua estabilidade. A microsoft, por sua vez, abandonou a antiga arquitetura DOS/Win9X e padronizou a plataforma Windows NT a partir do Windows XP e diante.
As versões Mac OS X 10.0 até a versão 10.6 foram desenvolvidas para computadores Apple com processadores PowerPC. As versões 10.5 em diante já suportavam máquinas com processadores Intel.
Devido a mudança drástica da plataforma do Mac OS para o Mac OS X, a Apple desenvolveu um emulador para que as aplicações da antiga plataforma pudessem ser executadas na nova plataforma.
O mesmo ocorreu até o Mac OS X 10.6, onde uma aplicação chamada Roseta permitia o uso de programas para processadores PowerPC pudessem ser executados em máquinas com processadores Intel.
A partir do Mac OS X 10.7, a compatibilidade com processadores PowerPC foi removida do sistema, liberando um grande espaço em disco dos usuários e removendo o suporte a aplicações PowerPC.
O Mac OS X também ganhou uma evolução na sua interface gráfica. Os elementos gráficos como botões e barras de rolagem ganhavam um design semelhante a doces. O sistema também foi presenteado com a famosa Docky, uma barra no canto inferior da tela que serve como um "launcher" de aplicações.
As máquinas que operam com processadores Intel têm a capacidade de executar sistemas Windows, a partir do Windows XP. Embora tanto as máquinas com Intel ou PowerPC podem executar sistemas Unix e Linux. Já o Windows não está disponível para máquinas da Apple com processadores PowerPC.
A Apple disponibiliza uma loja de aplicativos dentro do seu sistema e recursos de integração com gadgets da Apple, como iPod, iPhone, ipad e Apple Watch.
Em computadores mais atuais, a Apple disponibiliza atualizações e upgrades gratuitos de seus sistemas operacionais, a mesma estratégia que a microsoft adotou recentemente oferecendo aos usuários de Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 (originais) o upgrade gratuito para o Windows 10.
Imagem: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário